Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Fundamental II2024-08-01T01:41:23-03:00

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colegio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Desafios da Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colegio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Fundamental II

Desafios

CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade.

ARTES, CORPO E MOVIMENTO

Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II
CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade

ARTES, CORPO E MOVIMENTO 

Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II
Agende uma visita
Agende uma visita

Currículo Ampliado

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS ELETIVAS

A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que  comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.

Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS ELETIVAS

A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que  comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.

Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.

Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens.  Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.

Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.

Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens.  Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.

Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

APOIO PEDAGÓGICO 

Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.

APOIO PEDAGÓGICO 

Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.

Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional. 

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.

Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional. 

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Oswald Integral

No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.

Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

ACONTECE NO OSWALD

Conversa com Jamil Chade

Na terça-feira, 18 de junho, os estudantes do Oswald puderam conversar com o jornalista internacional sobre fluxos migratórios, refugiados e democracia. Saiba mais.

ACONTECE NO OSWALD

Conversa com Jamil Chade

Na terça-feira, 18 de junho, os estudantes do Oswald puderam conversar com o jornalista internacional sobre fluxos migratórios, refugiados e democracia. Saiba mais.

Grade Curricular

Grade Curricular

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO FUNDAMENTAL II

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

setembro 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
  • Reunião com famílias - 1ª série (EM)
4
  • Reunião com famílias - 3ª série (EM)
5
6
7
8
9
10
11
  • Reunião com famílias - 2ª série (EM)
12
13
14
15
16
17
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
20
21
22
23
24
  • Reunião com famílias - 7º ano EF II
25
26
27
28
29
30
  • Recuperação Contínua - EF II

Calendário

setembro 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
  • Reunião com famílias - 1ª série (EM)
4
  • Reunião com famílias - 3ª série (EM)
5
6
7
8
9
10
11
  • Reunião com famílias - 2ª série (EM)
12
13
14
15
16
17
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 9º ano EF II
20
21
22
23
24
  • Reunião com famílias - 7º ano EF II
25
26
27
28
29
30
  • Recuperação Contínua - EF II

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS

                        

Ir ao Topo